A VIDA CONTINUA
Júlio Redecker era um homem de fé. E se a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a certeza das coisas que se não veem, como ele dizia repetidamente em discursos e manifestações citando Hebreus 11, a família Redecker teve na fé alento para seguir em frente.
Salete, Lucas, Mariana e Victória tiveram a certeza de que a vida do marido e do pai valeu a pena diante das centenas de manifestações de apoio, conforto, carinho e esperança que chegaram de todas as partes do Brasil e do exterior após a sua morte. “Foi uma corrente de amor muito linda, que nos deixou a certeza de que a vida dele tocou e impactou muitas pessoas e fez a diferença em dezenas de comunidades em todo o Estado, seja com suas emendas parlamentares ou sua forma de fazer e viver a política”, diz Salete.
Júlio partiu fazendo o que amava e seu legado segue vivo em cada um que teve contato com a sua obra. Seu sonho de um Brasil melhor é cada vez mais atual e necessário nestes tempos em que se confunde política como instrumento para o bem de alguns e não para o bem comum. “Que o maior seja igual ao menor, e quem governa seja igual a quem serve”, dizia seguidamente Redecker em mais uma passagem bíblica (Lucas 22:26).
Os valores e as preciosas lições deixadas continuam sendo o referencial da família Redecker, que permanece unida e com bons motivos para sorrir.
É a vida, que se renova a cada amanhecer, reproduzindo a continuidade deste ciclo de geração em geração.
O nascimento do primeiro neto, Henrique, filho de Mariana e Christian, em 2010, foi um marco de renovação para a família, que se encheu de alegria, esperança e amor. Sentimentos reforçados em 2013, com a chegada de Eduardo, segundo filho do casal.
Já o primogênito de Júlio Redecker, Lucas, seguiu os passos do pai. Em 2010, foi eleito deputado estadual, reelegendo-se em 2014. Uma trajetória que começaram a trilhar juntos e que se mantém, pautada no exemplo deixado pelo homem público, que sempre lhe servirá de inspiração.
Desde 2017, com o nascimento do filho João Lucas, Lucas passou a incorporar também os valores de Júlio como pai.
E a filha caçula de Júlio e Salete, lembrada por muitos por acompanhá-los em eventos e no momento das votações, também cresceu. Victoria casou-se com Bruno em 2014, e uma linda medalha, presa ao buquê da noiva, estampava a imagem de seu pai. Uma homenagem singular. Ela o carregou ali, naquele momento especial, e no coração por todo o sempre.
E assim todos seguem o legado deixado por Júlio, sempre com o amparo de Salete, porto seguro dos filhos, exemplo de força e fé, que a cada dia lhes dá a certeza de que o amor transcende esse plano.
É infinito e vai além.
E foi para manter viva essa história que a família decidiu criar o Memorial Júlio Redecker. “Júlio viveu uma vida de alegria, plena. A imagem que ele nos deixou é de que esse país e a política têm jeito.
O memorial é uma forma, também, de agradecer a todos que permitiram que ele realizasse o sonho de ingressar na política e influenciar a vida de tantas pessoas. Da mesma forma, vamos oportunizar que cada um compartilhe suas experiências e mantenha vivo esse legado, além de matar um pouco dessa saudade”, destaca Salete.
Júlio sempre dizia a todos: “Me honre com teu voto, que te honrarei com meu trabalho”. E nós, que vivemos esse sonho ao seu lado, acreditamos que essa é a melhor forma de homenageá-lo - com trabalho, fazendo o bem, sem olhar a quem.
“Me honre com teu voto, que te honrarei com meu trabalho”